quinta-feira, 17 de julho de 2008

Eu,clássicos e não-clássicos

Estou em férias,por fim.Decidi fazer coisas simples que sempre tive vontade de fazer.Essas coisas simples se referem à Arte.Ah,como amo Arte.Amo em três níveis:música,cinema e pintura.

Sempre há aquelas coisinhas que temos curiosidade em fazer,mas não fazemos.Por exemplo,todos sabem que música clássica é especial e deve ser ouvida.Mas quem é que baixa música clássica?Pouquíssimos(me enquadro aqui)!Meu maior problema com essa curiosidade é em relação à cinema.Sou muito exigente com cinema,e tenho uma particular aversão à maioria das novas produções norte-americanas.Amo o cinema europeu,sendo que tive pouco contato com ele.Nestas férias,aproveitando que são minhas primeiras férias com acesso à internet,decidi ver tudo o que sempre tive vontade de ver.E estou fazendo uma farra enorme!

Para começar,baixei o filme que mais tive curiosidade de ver:E o vento levou.A história é sobre a guerra civil americana e como ela mudou a vida da fútil Scarlett O'Hara.O filme é gigante,acho que tem umas quatro horas!A inteligente aqui apagou a segunda parte do filme,mas estou baixando outra vez.Eu chorei com o filme!Hahahahah,que divertido é chorar com um clássico!Enfim,soube quem era essa tal de "Scarlett O'Hara"(sempre quis saber).Mas a melhor coisa de todas foi descobrir que estava assistindo a um filme de Clark Gable!Essa era mais uma daquelas pessoas das quais ouvia falar,mas não conhecia.O senhor Gable nem é muito bonito,mas tem um olhar...ou melhor,tem O olhar!Indico o filme(apesar de só ter visto metade),Clark Gable e Vivien Leigh são F-A-N-T-Á-S-T-I-C-O-S!

Antes de o vento me levar,uma outra mocinha havia me encantado.Foi o primeiro filme da minha maratona de férias:O fabuloso destino de Amélie Poulain.O sinônimo desse filme é encantamento.É uma obra toda baseada na simplicidade da vida e se formos analisar o filme,a história é comum:Amélie descobre uma caixinha de um menino que escondeu-a há 40 anos.Se ele se emocionasse quando ela devolvesse a caixinha,ela dedicaria sua vida a cuidar dos outros.E coisas vão acontecendo.Ponto alto do fime:fotografia.Nunca havia visto cores tão lindas!Claro que a Audrey Tatou também é maravilhosa,o filme é ela.É bom saber que ela faz bons filmes,porque O código da Vinci é de lascar!

E há o filme que acabei de ver(há meia hora):Tudo sobre minha mãe. Motivo de eu ter procurado:vontade há anos de ver um dos famosíssimos filmes dirigidos por Pedro Almodóvar!Chorei demais.O amor de uma mãe realmente vai longe.Na sinopse do filme,estava escrito que Esteban morreria(é em torno disso que se desenrola o filme),mas eu não conseguia parar de chorar.Ele era filho da Manuela(a excelente Cecilia Roth), e toda vez que alguém falava dele,ela começava a chorar. E eu junto!Não indico a qualquer um -por ser um filme um tanto pesado-,mas é lindíssimo.Deve ser porque mostra o amor entre mãe e filho com uma situação mais real do que as que vemos em outros filmes.Descobri também o talento de Penélope Cruz(não gostava muito dela).O filme é cru:essa é a realidade,aceite-a.Amei!

Meus próximos filmes são:Laranja Mecânica(vou ver só por ser um clássico cult),Lawrence da Arábia(já gosto antes de ver) e Casablanca.Ainda vou encher muito a paciência de vocês contando sobre minhas descobertas artísticas.Alguma indicação?

Pareço uma menininha que vê o mar pela primeira vez.

Até!

Ouço hoje:Act Of The Apostle I,de Belle & Sebastian.

9 comentários:

  1. Carol, olha só que coincidência, antes de vir pra cá(Brasilia) assisti pela milionésima vez a Amelie, outro clássico de férias que revi ontem e me fez vê-lo de outro jeito foi Amadeus, que fala da vida de Mozarth, muito bom e muito longo.
    Tenho uma listinha de filmes bobinho "para esvaziar a cabeça"

    Mas os da sua seleção são fantásticos!

    Beijins

    ResponderExcluir
  2. aêêê!!!! Daqui a pouco eu me empolgo também e lá estou eu baixando coisas e lotando o meu pc!!! xDD
    Amélieeee!!!!! Ela é taaaaaoooooo fofa!!!! Quando ela sorria,eu fazia cara de boba e dizia "ahhhh" HAHAHAH xD~... Que vontade de apertar!!! xP
    O filme é legal por ser simples.. bonito isso! xD =3~

    Esses outros eu não tenho nem o que falar! MAs eu estava na locadora hoje e tinha um post de Casablanca,e eu pensei "Ih,daqui a pouco Carol vai querer ver isso" UIHAEUHAEIUHIEAUH ... Interessante!!

    Té mais muié ;*

    ResponderExcluir
  3. Carol, vc tem muitas coisas de mim sabe? devo te confessar que não sou fã de filme hollyoodiano.. não mesmo, até encaro alguns, mas não são meus preferidos. vi todos esses que vc fala aqui, adoro Amelie, e eu tbm adoro as cores do filme, mt verde e vermelho em tons fortes!
    vc pede dicas, bom, tem tanto filme lindo, ooohh Deus! como tem. vc pode (não sei se pra sua idade é mt recomendável)ver mais do Pedro Almodóvar, são mt bons eu amo!!! "Mulheres à beira de um ataque de nervos" é demais! um clássico dele, ou então o último com a Penélope Cruz, é mt bom, se chama "Volver", acho que os dois vc pode assistir sem preocupação com a idade. Outro que eu simplesmente amo e me acabo de chorar pela sensibilidade que existe nele é "O Carteiro e o Poeta", esse todo mundo deveria assistir uma vez na vida, é tão lindo. Ou ainda Billy Eliot, um filme fabuloso, sobre um menino que quer ser bailarino, choro, choro, choro, choro qd assisto, e a trilha sonora do filme é demais.

    Mas olha, tenho que avisar que mt do meu gosto nao bate com o de mt gente, mt gente nao gosta do que assisto. mas esses que falei valem à pena.
    Um beijo e bom divertimento, se assistir algum que recomendei, me avisa o que sentiu????

    ResponderExcluir
  4. Menina! Você acredita que nunca assisti esses filmes? Só "laranja Mecânica",mas vc ainda Não assistiu...O filme é bom,mas dá agônia, eu fico aflita,sabe?
    Sou louca para assistir todos esses filmes,mas sempre que vou a locadora esqueço...Mas agora que vc me lembrou vou alugar todos! Agora só preciso de férias,rs!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi, eu não sabia que você tinha um blog no blogger... E agora? Qual devo freqüentar? Gostei do texto, mesmo não conhecendo nada de nadas do que foi dito. Você é uma expert cinematográfica, não? Pois é abandonei meus fãs... Nunca imaginei que eu teria tantas coisas pra fazer, mas vou tentar postar hoje mesmo. Até logo.

    ResponderExcluir
  6. Ola!
    Vim agradecer a visita, e o conselho. Resolvi tentar outra vez a prova, e tenho certeza dessa vez vou passar.
    Te add no meu blog.
    Vejo que suas ferias estão rendendo heeein rs

    beijos, fica com Deus

    ResponderExcluir
  7. Carol, queria ter o seu gosto pra arte...por que sei que tudo que eu gosto não é muito...digamos assim...não tenta passar nenhuma mensagem sabe?!
    Voce é uma adolescente diferente...
    Uma "adolescente adulta"
    A irmão mais velha, simples assim...
    Beijos*

    ResponderExcluir
  8. Aaaahh!! Eu tenho esse filme da Amélie aqui em casa!! (tudo bem, tá em alemão) Mas consegui entender laguma coisa quando vi! O filme é lindo, e os efeitos, as fotografias, a história em si...aaaahhh!!! /o/

    É pra dar conselhos né? Hm...sei lá, "Um amor pra recordar" é muito lindo. Ah, também tem um...eu não me lembro do nome! Acho que é "Corrente do Bem", mas eu não tenho certeza. É de um garotinho que tem um aidéia pro mundo ficar melhor: ele ajuda três pessoas. E cada uma dessas pessoas ajuda mais três. O filme é demais! Eu chorei tanto T.T

    E se você ainda tiver paciência, assiste "Chocolate"! História linda!

    PS: nenhum deles é clássico, e se eu não me engano, todos são americanos...mas valem a pena!! ò_ó/

    ResponderExcluir
  9. Ah Doce Cá...essas férias vão é te fazer muito bem heim??
    Que bom...sessão pipoca animada!!
    Que bacana...vou ver vejo uns filmes tbém...e vou aproveitar uma de suas indicações...=)

    ResponderExcluir

Obrigada por estar aqui,pessoa.