segunda-feira, 14 de julho de 2008

Eu e o Carpe Diem

Desde pequena,ouço todos falarem sobre a expressão Carpe Diem.Mais tarde,descobri que se referia a aproveitar o dia,não deixar os momentos passarem.Na época em que descobri isso,mais ou menos aos 11 anos,considerava-a linda.Prometia sempre a mim que viveria por essa filosofia,mas eu não conseguia.E me sentia fracassada por isso.

Há um tempo,acredito que ano passado,fui a um sebo perto de minha escola para comprar revistas Seleções usadas(é mania minha).Compre umas três e fui para casa,feliz da vida!Comecei a ler uma delas e fui à história inicial,que é sempre uma história de alguém famoso(ou não) que ocupa três ou quatro páginas.A história daquela revista era sobre Lance Armstrong.

Lance Armstrong é um ciclista.Pelo que me lembro,ele havia descoberto que estava com câncer em três locais:testículos,num pulmão e cérebro.Fui lendo a história,ele contava sobre sua luta,a desesperança.Eu sempre fico com cara de criança boba quando leio,e era exatamente isso que estava fazendo.Em um certo ponto da história,ele contou que decidiu seguir a filosofia do Carpe Diem,por ter se recuperado.Achei lindo!
Lance disse(quando leio,a pessoa fala comigo,tá?) que não trabalhava mais:decidiu comer tudo o que quisesse,viajar para onde sempre quis,fazer a zona!Só que não conseguia ser feliz assim,porém não admitia.Um dia,ele estava comendo comida mexicana(acho que tinha nada de mexicana) com sua esposa,quando ela se virou para ele e disse algo do tipo:
-Olha,se você quiser continuar nessa vida,tudo bem.O que eu sei é que não agüento mais isso,e vou trabalhar.

Ele sabia que queria isso tanto quanto ela,e decidiu voltar a treinar.Após ter vencido o câncer,venceu o Tour de France por sete vezes consecutivas(quantos "vencer...")!E o que ele disse foi:o bom da vida é trabalhar!Ele percebeu quando decidiu só aproveitar as recompensas da vida é que o bom é a luta para alcançá-las.

Ao terminar de ler aquilo percebi que aquela sim,sempre tinha sido minha filosofia!É certo que não soa tão mágica quanto o Carpe Diem,mas foi o que sempre me guiou.Se não fosse essa filosofia,não teria aprendido a ler poesia e clássicos da Literatura,não teria passado na primeira prova da UERJ,não teria aprendido Física,não teria me apaixonado por Chico Buarque,não teria feito amizade com o Ei,psiu!,não teria feito tantas coisas!Claro,nem sempre o esforço traz a recompensa buscada,mas aquele sentimento de que demos tudo de nós sempre nos consola(e aquece).Aprendi duas coisas:a seguir a filosofia que se aplica a mim e a me ouvir.Não devo me sentir culpada por não me encaixar em algum padrão.E o melhor de tudo foi ter descoberto isso cedo.
Por hoje,é só.Aqui fica a foto do meu herói e meu desejo de que todos vocês sejam sempre felizes!
Sei que há léguas a nos separar...tanto mar,tanto mar!-"Tanto Mar",de Chico Buarque

Ps:essa frase aí de cima me lembra a Nina e a Laura!

10 comentários:

  1. Estamos em perfeita sintonia! Estava pensando justamente isso!
    Algumas pessoas me acham negativa, mas eu sou realista...Mas o que eu sei mesmo é ver beleza onde quase ninguém vê.
    Eu sempre pego o ônibus com um cobrador que trabalha quase 16 horas diárias e ele sempre está com sorriso no rosto (assim como eu) e ele disse que não tinha do que reclamar.
    Ele disse que no mesmo dia Deus estava dando a ele calor e frio e ele estava feliz por isso! Naquele instante eu pensei: É verdade! Eu ouço todo mundo reclamando do tempo,mas Deus só quer agradar todo mundo!
    Bom, eu vou falar sobre isso num psot, pq vc vai perder a paciência comigo!^^
    Beijooos
    Carpe Diem

    ResponderExcluir
  2. Ah Carol, brigada! Eu tinha suspeitado que era assim e até tinha feito um teste,mas num tinha dado e fiz hj e deu!Agora eu já sei ^^
    Brigada!

    ResponderExcluir
  3. Ihh que bonito, começando o blogger com algo tão bonito assim. Carpe Diem pra vc tbm. e isso é mesmo tua carinha.

    mas a frase do Chico,ahhh que lindo te fazer lembrar de nós... e a gente fica boba...
    e é isso né Carol? léguas nos separam, mas a net nos une, que coisa menina!!
    bjs querida

    ResponderExcluir
  4. Oiee Carol!!!

    Eu também adoro a Revista Seleções, antes fazia assinatura.

    Gostei muito da história dele, mas achoq que ele focou errado o que significa "Carpe Diem". Aproveitar o dia não é só fazer o que quizer e bem entender, e sim curtir cada momento, do acordar ao trabalho, e na hora de dormir poder agradecer a Deus por estar aproveitando ao máximo a vida que ele nos proporcionou.

    megaa bjo
    ;*

    ResponderExcluir
  5. Oi Carol, tudo bem?

    Obrigada pela sua visita em meu blog!

    Realmente a mensagem é muito linda, somos importantes sim,e isso é muito bom!É bom tb sermos importantes para as pessoas e ter sempre um sorriso, uma palavra amiga e como vc mesma colocou em seu blog, ter gentileza.

    Sua mensagem tb é muito bacana. Aproveitar o dia é bom, mas é melhor ainda quando temos um trabalho que nos possibilite aproveitar."O Trabalho dignifica o homem".

    A Lu (do Planeta Mix) tb mudou de hospedagem. Eu, há algum tempo, tb quis mudar, o blig estava cheio de problemas, ai deu uma melhorada, mas quando mudar talvez tente o blogspot tb.

    Vou ficando por aqui feliz da vida por ter te emocionado mais 1 vez.

    Um grande beijo da sua amiga de sempre

    CRIS

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    Passando para conhecer seu interessante espaço e desejar uma linda semaninha e paz. Voltarei outras vezes.

    Smack!

    Edimar Suely
    jesusminharocha.blig.ig.com.br

    ResponderExcluir
  7. Isso de que você falou me lembra a Profª Márcia. Como gosto dessa pessoa,nossa!
    Ela sempre diz que é muito mais prazeroso ser recompensado pelo nosso esforço do que apenas ser presenteado. Acho que você entendeu.

    Essas coisas de trabalho não se aplicam muito a mim,não. Nunca faço nada pra se orgulhar de mim mesma. Sei lá.

    Kissus ;****
    Bom texto.

    ResponderExcluir
  8. Carolzita, eu já tentei desse jeito,mas quando eu coloco o pessoal do blig dá erro! Tudo dá erro,rs! sEMPRE FICO NERVOSA COM BLOG NOVO!
    E vc ia mesmo gostar do cobrador, viu? Ele me ensina cada coisa que vc nem imagina! Só de ver a alegria dele depois de 16 horas de trabalho já é um grande aprendizado!
    Beijooo

    ResponderExcluir
  9. O texto eh perfeito para mim, que hoje acordei querendo desistir de tudo!
    paraben, o blog ficou lindo.

    beijo.

    ResponderExcluir

Obrigada por estar aqui,pessoa.