quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Trote e (falta de) respeito


É,está ficando cada vez mais difícil vir aqui no meu cantinho postar.Estudar é tão complicado!Chega uma hora em que me dá vontade de jogar tudo para o alto e simplesmente ir dormir.Nesse exato momento,penso:"Meu concorrente não quer ir dormir...",e continuo a estudar.

Quando não estou estudando,fico no Orkut lendo comunidades de vestibular.Elas são muito boas,porque as pessoas que passaram no vestibular ficam lá contando como é a faculdade e dando força aos "pré-calouros".Só que hoje li uma coisa que me deixou um pouco assustada,era sobre trote.

Quem passa para a faculdade não consegue escapar do trote,é fato.Eles(os veteranos) pintam suas roupas,seu cabelo,lhe fazem passar vergonha no meio da rua...coisas do gênero.Até aí,tudo bem(na medida do possível).Só que vi um garoto numa comunidade perguntando à uma menina se tinha sido ela que depilou a perna dele no ano anterior.Ela disse que sim,e que também tinha sido ela a jogar tinta dentro da cueca dele.Fiz uma cara tão assustada que quem me visse acharia que estava passando mal(não que eu estivesse bem).Como assim,DEPILAR A PERNA DE UM MENINO?

O trote é algo divertido e serve para descontrair,mas acredito que quando envereda por ações desse tipo,passa a ser pura violência.Isso é maldade!Já que sou batizada na Igreja Católica,minha mãe me considera como católica,mesmo não sendo praticante.Sigo certos princípos que considero básicos para alguém ser considerado como humano,entre eles o respeito ao próximo.Nem digo amor,porque está ficando cada vez mais difícil amar ao próximo,mas respeito é necessário.Por que machucar uma pessoa?Só para você rir e se divertir?Qual é a justiça nisto?Para mim,não adianta esse blá-blá-blá de "vivemos em uma sociedade egoísta e cada um faz o melhor para si".A integridade física das pessoas é(ou deveria ser)um limite sagrado à ação alheia.

Tudo isso me irrita profundamente e é chato.Há um trecho da música Formidável Mundo Cão,do Jay Vaquer(ele é brasileiro),que me lembra muito essa selvageria toda.É assim:"Vamos destrancar as portas do hospício e as jaulas do zoológico/Tirar das costas esse peso/No corre-corre de doidos e animais/Ninguém será capaz de apontar quem tava preso".Igualzinho,não?Esses trotes violentos são uma daquelas horas em que não sabemos diferenciar os seres humanos dos animais irracionais.

Até!
Ouço hoje:We're Through(versão alternativa)-The Hollies

10 comentários:

  1. Ô Carol, eu estou que nem você. Aliás, estamos no mesmo barco! Terceiro ano não é brincadeira! E vamos passar de primeira e ficar no msn com o nick: Amanda Universitária/ Carol Universitária! Vamos conseguir, há!

    ResponderExcluir
  2. Bem, sobre trotes, se vc quer um conselhor prátrico (é, eu sou uma pessoa prática), entao vc deve entrar em contato com algumas pessoas q ja passaram pela universidade para a qual vc quer ir, e descobrir q tipo de trotes eles aplicam lá. Pode ir tentando fazer amizade com pessoas de lá e, se realmente conseguir fazer amigos nesse meio-tempo, pode ser q esses amigos aliviem seu lado. Tome cuidado, é claro, para q os veteranos de lá nao pensem q vc está preocupada com o trote, ou eles podem achar mais graça pegar mais pesado justamente com quem mais parece estar preocupado. E, sobre os exageros q alguns veteranos comentem, é realmente lamentavel. Já disseram q para sabermos o carater de uma pessoa, basta dar-lhe algum poder e ver como elas se comportam... Bem, boa sorte no vestibular q seu trote seja ameno! E, qto a bebidas alcoolicas, realmente nao é todo mundo q gosta. E, como vc disse q é catolica, direi q, se vc ler a biblia com atençao, verá q o velho testamento desaconselha vc a ficar bêbedo, mas nao desaconselha a beber... Veja o caso de Cristo (q já é no novo testamento), dizem q ele gostava tanto de vinho, mas tanto, q qdo acabou o vinho na festa de um primo ele nao deixou de transformar agua em vinho, e todo mundo gostou... É, Jesus gostava de um vinho... devia ser bom de garfo tb, ao q parece... adorava um mesa... devia ser um "bon vivent"... às vezes tenho inveja dele. Qdo meu vinho acaba, tenho q comprar... mas, no caso dele, bastava ter um pouco dágua por perto. Bem, desculpe a blasfemia; eu só quis dizer q beber nao é feio; ficar bêbedo q é. Boa sorte, Carol. Cuide-se e, é claro, nao deixe de evitar os bêbedos. ;)

    ResponderExcluir
  3. Carol nem todos os cursos dão trotes assim, alguns nem dão trote, o meu foi até tranquilo... mas ainda assim não agradou a todo mundo!! E outra não adianta falarem que você tem que participar do trote, é mentira você participa se quiser!!
    Por isso fica tranquila, é uma boa forma da sua futura turma se integrar!!
    Bjks!!

    ResponderExcluir
  4. Fica calma Carol, nem todos os lugares são assim, ou melhor, a maioria Não é assim,viu?
    Meu trote foi super tranquilo e divertido,mas você também tem que estar aberta para as zueras do povo...
    Você vai ver que será tranquilo! Não se preocupe! Mas se você estaiver com medo, só vá o 3º dia de aula, que eles esquecem!

    ResponderExcluir
  5. Carol
    A questão do trote é tão relativo. Acredito que haja muito terrorismo em cima disse também.
    Quando entrei na Faculdade, fui de pernas trêmulas pra lá. Mas simplesmente não aconteceu nada.
    Na verdade, o CA (Centro Acadêmico) montou o Trote Solidário, ou seja, montaram um stand onde as pessoas podiam levar alimentos e marcar para fazer doação de sangue.
    Acredito que isso varia muito com a Direção do Departamento do curso que vai fazer e da maturidade dos seus colegas tb.
    Vai dar tudo certo.
    Boa sorte e estude...
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. é miga..
    não desista!!!

    judiaram de mim no trote tmb, mas como a maioria da minha profissão é mulher foi bem tranquilinho e divertido [quando te achar no msn te mando umas fotos desse "maravilhoso" dia...hahaha]

    bjoo
    ;*

    ResponderExcluir
  7. Amiga, não fique tão assustada assim. Na minha faculdade não recebi nenhum tipo de trote e se receber, leve na brincadeira oras, pense que ano que vem, ou no próximo semestre, será vc que vai "dar" o trote ;)

    Beijos, ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  8. Pronto, acabei de postar e coloquei vc entre meus favoritos! Cuide-se, menina! ;)

    ResponderExcluir
  9. Caroletezinha, tem cada maluco nas faculdades do Brasil, tem uns caras que fazem cada doidera, mas eu acho que depois que houve um caso medonho em SP, a fiscalização contra trotes violentos tá forte, sei que aqui na UFPR, cada curso tem um trote especifico, muito a moda antiga.
    Sou contra pedir dinheiro na rua, sou contra rasparem a cabeça da mulecada e sou contra a humilhação que(alguns) fazem o calouro passar. De resto tem cada coisa legal...
    Isso mesmo estude, estude, estude...
    Depois é só festa e mais estudo, estudo e estudo:)

    Beijins

    ResponderExcluir
  10. Queria saber qual é a graça de humilhar as pessoas!

    Beijos*

    ResponderExcluir

Obrigada por estar aqui,pessoa.