quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Meu primeiro amor(político)

Foi em 2006,lá pelo meio do ano.As campanhas eleitorais iriam começar,e eu estava bastante animada.Política era divertido,e o horário político era meu parque de diversões.

Decidi que conheceria bem todos os candidatos a governador e presidente,porque queria me inteirar bastante em política e deixar de ser uma alienada.Começa a parte de governador e passa o primeiro candidato:odiava aquele homem.É um daqueles falsos,que fingem adorar ao povo e querer mudar tudo.O que mais me assustava nele eram os olhos:nunca havia visto mais falsos.Após ele,veio uma senhora muito legal,na qual minha mãe e eu confiamos muito por seu passado político.Vieram outros,todos interessantes.Quase no fim,apareceu um homem relativamente novo,com um jeito bem confiável.Era tão lindo(descobri que somente eu achava isso)!Foi o mais realista de todos:disse o que poderia fazer de acordo com as finanças do estado,e desmentiu propostas mirabolantes de outros candidatos.Olhei,ouvi,me apaixonei.

Depois daquele dia,era mais fácil deixar de viver do que perder o horário político-corria muito na hora em que começava!Quando ele aparecia,era minha felicidade:o som da voz dele era a coisa mais importante que eu poderia ter nos meus dias.O que me intrigava era o fato de que ele tinha pouco tempo para falar,mesmo sendo de um partido "grande".Até hoje,não entendo o critério de distribuição de tempo do horário político:há uns que falam,falam e ainda colocam musiquinha por uns 40 segundos,enquanto outros têm 1 minuto para apresentar todo um plano de governo.Enfim,o meu "anjinho" tinha pouco tempo e já havia conseguido uma grande militante de 14 anos.

Aquele tal candidato dos olhos falsos era o favorito a ganhar a disputa pelo governo,por já ter um histórico popular bem forte.O meu candidato criticava-o abertamente,com muita veemência.Tanta veemência fez com que eu aprendesse muito rapidamente todas as suas propostas de governo!Era muito divertido,as meninas e eu brincávamos de debate,e eu sempre fazia o papel dele.Sabia rebater tudinho,aprendi com ele a desmontar propostas utópicas e a fazer as minhas parecerem as únicas coerentes.

Passou o primeiro turno:ele perdeu.Não fiquei mal,fiquei péssima.Estava cansada de tanto arrumar eleitores para ele...alguma esperança eu tinha!Assistia a tantos telejornais e ouvia tantas rádios de notícia que até hoje não sei como não percebi que ele perderia.Ah,devo ter percebido,mas não aceitado.Ele estava lá pelo terceiro ou quarto lugar,e o senhor de olhos falsos tinha uma vantagem gigante sobre os outros candidatos.

Relaxei e decidi curtir o segundo turno,para o qual foram o falso e aquela senhora confiável.Obviamente,estava torcendo por ela.Tudo ia bem,as alianças iam sendo feitas.Em um horrendo dia de primavera,estava assistindo televisão e meu candidato apareceu(estava em um lugar bem feio),dizendo que apoiava ao tal candidato de olhar falso.Ele dizia cada coisa...que o indivíduo-que ele havia massacrado de críticas-era ótimo,a melhor opção.Tive uma crise de choro,por uns três dias.Após isso,fiquei um pouco,digamos...fria.Comecei a ler muito jornal,e me apaixonava cada vez mais por política.Passei a pensar de maneira calculista,como eles pensam.Não tornei-me calculista,mas tive que pensar assim para entender o jogo.O chato é que sou muito nova,e não entendo muitas coisas que leio,mas o tempo dará um jeito nisso.


Já me esqueci da minha primeira briga,meu primeiro dia de aula e do meu primeiro amor.Da minha primeira desilusão política,me lembro todos os dias.E até hoje,acho engraçado!

8 comentários:

  1. Nossa Carol...que história legal!Parece até mentira...rsrs
    Sinceramente, já te disse...não gosto de politica, e na hora do horario politico, eu desligo a tv, ou ponho na tv paga...mas gostei da sua história!

    Beeijos*

    ResponderExcluir
  2. Querida! Querida! Que saudades! Saudades imensas!!!!
    Não demora tanto assim pra postar...Eu fico preocupada!
    Eu tb adoro horário político,mas é pra rir, sabe? Dou casa gargalhada que vc nem imagina! A única coisa de reflexão que me traz nessa hora é como nossas leis são ridículas e como é ridículo sermos obrigados a votar, como é ridículo termos que votar em quem está na frente, eu acho péssimo! Se eu pudesse eu não votaria em nenhum candidato, ficaria em casa fazia porcaria nenhuma e só seu EU realmente acreditesse em um deles sairia da minha casa feliz para votar no cidadão que EU ACREDITO que possa mudar o meu mundo, o mundo de todo mundo.
    Ah! Quem é esse candidato que arrebatou o seu coração?

    ResponderExcluir
  3. Belo texto Carolzinha!

    e que saudade, já tinha decidido uns dias atrás vir aqui todo dia e reclamar, até vc resolver voltar. sei que vc veio e já foi tbm né? quantos dias mais vamos esperar??

    qt a desilusao política, ahh tbm tive muitas, política é um jogo mt complicado mesmo, eu gosto mt, e já gostei mais ainda, o problema é que a politicagem, essa nojenta, da troca de favores, p ex., é mt desagradável. e isso me desmotivou mt, sabe? me fez nao querer continuar na militância,que eu comecei com um antigo namorado...
    mas enfim, política tem lá sua beleza.
    eu gostaria mais se o mundo dela fosse menos falso.

    bjs pra ti pequena e nao demora tanto pra vir aqui de novo. e qt aos olhos falsos, sim, eles falam mais do que a boca...

    ResponderExcluir
  4. AAAAHHH!! Finalmente, mulhé! Estava sentindo a sua falta já!

    Sobre o post...ah, que fofo!! Você se lembra de como o tal candidato se chamava?

    Eu não sou muito chega da em política, mas acho legal quem se interessa. Acho que sou uma folgada mesmo -.-

    Mas, olha, a sua desilusão teve um lado bom: você descobriu que gostava mesmo desse assunto né?

    ResponderExcluir
  5. Juro Por Deus que já havia feito um comentário aqui. Juro Jurinho!
    Sumiu!

    Em 1989 eu era louca por politica, ainda lembro o nome do meu candidato, lembro a plataforma de governo, lembro tudo, e me dá uma raiva de ver que gente boa interessada se desilude e sai fora da politica, hoje ele é presidente de um grande orgão não governamental, tá lá fazendo direitinho o trabalho dele.

    Tudo bem o jeito e peneirar e escolher o menos pior.

    Beijins

    ResponderExcluir
  6. AHAHhahhaa...
    Eu bem me lembro disso aiuehiauheiuahe
    xDDDDDDD

    Ih,pior que eu achava você doidinha ;D
    Agora o tio aparece e eu digo "Olha,Eduardinho... ;D" auhAIUHiuah..
    Enfim =PP~

    Epaaa.. E eu estou vivendo meu momento político agora (Y)~
    Não tão profundamente como você,mas quem sabe um dia ;D

    Té mais mulé ;********

    ResponderExcluir
  7. Carol!! td bem?!
    Segundo a minha mãe a minha primeira paixão política foi pelo Leonel Brizola quando eu ainda tinha uns 3 aninhos, ela me falou q cantarolei tanto ...la la la la la Brizola q ela acabou votando nele, q irresponsável ela era!!
    Bjinhos!!

    ResponderExcluir
  8. Ai miga...
    eu tmb amo política sabe, mas to meio desanimada pra essas eleições..aqui tá difícil escolher o candidato menos pior. vamos ver no que dá.

    bjoo
    ;*

    saudades²

    ResponderExcluir

Obrigada por estar aqui,pessoa.