terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Cosme & Damião

Minha turma sempre foi considerada a melhor da escola pelos professores e diretores.Minha teoria é de que essa conclusão veio de nosso comportamento infantil.Enquanto nas outras turmas havia adolescentes abusados,na nossa só havia bagunceiros.Quem ousasse passar desse estágio acabava sendo ignorado pela maioria.

Por termos tal comportamento,muitos alunos problemáticos de outras salas e/ou turnos acabavam sendo enviados para estudar conosco,para ver se melhoravam.Lembro-me de dois que passaram por nós há alguns anos,um na 5ª série e o outro na 6ª.Eram gêmeos,chamados Cosme e Damião(legal,não?).

Primeiramente estudamos com Cosme.Era bagunceiro e muito irritante.Atrapalhava as aulas como ninguém,e só falava besteiras.Era bem mais velho do que nós,acho que tinha uns 15 anos,enquanto a maioria de nós tinha 11.Quando se juntou com outros bagunceirinhos da sala,como Cláudio e Andressa,a coisa realmente desandou.Ensinou às crianças um bando de bobagens,foi bem chato.Eu o detestava,mas nunca fez mal(do tipo pesado) a ninguém.Só queria atenção.

Ele saiu,e quando achei que estava livre do grandão,eis que me aparece Damião,o gêmeo.Era bem mais quieto que Cosme,mas também não era flor que se cheirasse...ao menos,tentava passar de ano.

Em uma época da 6ª série,houve reunião de pais.Alguns disseram que receberam queixas de seus filhos em relação aos gêmeos(no caso,Damião).A diretora pediu paciência com aqueles meninos,eles viviam em uma situação um pouco diferente.Então,ela contou...a mãe dele batia muito neles desde que eram pequenos,e uma vez eles chegaram tão machucados que o colégio chamou o Conselho Tutelar,que pouco(ou nada) fez.Eu não estava lá,mas não esqueço desta história porque minha mãe chegou chorando em casa,pedindo que eu fosse paciente com eles.Provavelmente,eu estava reclamando deles e ela me disse isso. Me contou mais alguns casos específicos do que a "mãe"(pode ser chamada assim?) havia feito com eles,e fiquei mal.

Eu era muito nova para perceber,mas hoje fico pensando...por que será que por tantas vezes,não damos atenção aos sinais que as pessoas nos enviam?Eram adolescentes em uma turma repleta de crianças,não gostavam de seguir regras,e,principalmente,faziam de tudo para chamar a atenção.Além disso,tinham olhos bons e tristes.A cada piadinha inconveniente que faziam,era um pedido de ajuda que enviavam.Será que alguém respondeu?Será que saíram do colégio e encontraram pessoas tão boas quanto as diretoras e professoras que faziam de tudo para ajudá-los?Me recuso a aceitar que estão vivendo mal,quero acreditar que terminaram a escola como eu,que têm sonhos como eu,que também lutam por algo melhor.

Com 10,11 anos,eu pouco podia fazer,mas agora tenho 17.Como uma pessoa que teve uma infância feliz e uma família amorosa,tenho o dever de levar um pouco da esperança que tenho a quem não teve as mesmas condições para tê-la.Está certo que não sou a pessoa mais alegre e divertida do mundo,mas posso ajudar,não?Sou quase uma adulta(ooooh!),e entro neste novo mundo de responsabilidades e sacrifícios disposta a mudar a vida de muitos Cosmes e Damiões por aí.É por isso que serei psicóloga.

Um abraço enorme a cada um :)

Já de saída minha estrada entortou,mas vou até o fim!

Chico Buarque - Até o fim - Chico Buarque / www.euossomp3.blogspot.com

12 comentários:

  1. Caracaaaaaaaa.
    Forte tudo o que você falou, mas terminar com Chico? Caracaaaaaaaaaaa tu acertou em cheio! Sempre achei que se mudasse algumas coisas seria eu. Criança tem cada uma viu?

    Beijins

    ResponderExcluir
  2. Saudade desses teus textinhos maravilhosos! arrasou com sempre e com Buarque no fim, arrasou duplicado...
    carol é difícil a gente notar as nossas próprias faltas, ainda mais com 11 anos.
    tbm espero que eles estejam bem. e que a mae tenha percebido a tempo seus erros.

    vc será uma grande profissional, tenho certeza disso :)

    ResponderExcluir
  3. Caramba,hein?!?!

    Esse post foi muito bom.
    Muito lindo! E eu amo essa música! xD
    Ééé...Mas sabe?!?!
    Eu gostava do Damião... MEsmo! o.O Eu acho que você não lembra xD MAs eu era amiga dele! xDDDDD... Sério!! Não amiiiiiiigaaa... mas de vez em quando a gente ficava conversando,brincando... Eles eram uns bebezões né?!?! E os olhos deles... Era o que mais me chamava atenção,mesmo. Sempre percebi isso.
    Aiai =]
    Mas eu juro que eu não lembrava dessa história o.o Bem,agora que li,até lembrei de umas coisas,mas não lembrava =O.

    Então muié...Vamos seguindo mesmo que nossa estrada entorte. Isso me lembrou que quero fazer teatro... E eu nunca prestei atenção nessa parte da música xD. Mas vamos até o fim. Seja psicóloga! =]

    Te amo .=.

    Ahhhh... Aquilo que falou do Capitu, realmente. Eu concordo, Machado é tão realista que cansa xD Talvez essa pitada de "magia" seja de propósito e eu quase tive um ataque ao ler que tua mãe era amiga do Luiz Fernando! xDDD ahahah
    Tou dizendo...É cada Fernando que me aparece -.-" aiuehiaueh xD~

    Té ;**********

    ResponderExcluir
  4. Que triste essa história Carol. Minha mãe por ser professora tem muitas histórias como essa e é super triste e infelizmente o Conselho tutelar não serve para nada, nem para punir e nem para ajudar.
    Você tem uma grande e linda missão minha querida.

    ResponderExcluir
  5. Você se formou? Parabéns minha linda,parabéns meeeesmo!
    Agora é uma outra fase que se inicia e tenho certeza de que se sairá muito bem!

    ResponderExcluir
  6. Caroool! Você salvou o meu blog...Eu apertei tudo quanto é coisa ,mneos o que tinha que apertar! Eu to tão feliz agora e nem sei como te agradecer ^^
    Vallllllllllllllleuuuuu!

    ResponderExcluir
  7. feliz natal carolzinha, amor e mt paz! e tudo de bom, pra familia!

    bjs!

    ResponderExcluir
  8. Aê!

    Quando eu tinha 11 anos (como se fosse há muito tempo e.e) minhas únicas preocupacoes eram passar de ano e nao ficar brincando na rua até tarde. Mas eu também conheco alguns casos de riancas que chegavam cheias de machucados nas salas. Eu acho isso simplesmente um absurdo!

    Acho que voce nasceu mesmo pra ser psicóloga. Ó só, desde o primeiro dia de eu vim aqui, reparei que você se preocupava muito com esses assustos mais "fortes". Francamente, acho que voce é mais forte que todos eles, vai lá Carol! o/

    ResponderExcluir
  9. Oi Carol, tudo bem?

    Parabéns pela formatura.

    Passei p/ te desejar um Feliz Natal e um 2009 maravilhoso. Espero que as suas esperanças se renovem e que vc seja muito feliz.

    Eu agora só estou postando no meu blog de cinema, já transferi todas as mensagens do blig p/ lá, quer dizer, p/ aqui no blogspot.

    www.meublogdecinema.blogspot.com

    Um grande beijo e mais uma vez

    Feliz Natal!!!

    Sua amiga

    Cris

    ResponderExcluir
  10. Carol, você também se formou? Que legal! Parabéns!!
    Ótimo texto, bom mesmo! Acho que você dará uma ótima psicóloga!

    Na minha sala tem [ou tinha, agora eu não sei] alguns crianções que irritam! Mas nunca parei pra pensar que eles pudessem ter algum problema!

    Beijos*

    ResponderExcluir
  11. Quando li o titulo, pensei: "Estamos quase no Natal e a Carol vai falar de Sao Comes e Damiao?"

    Mas depois, lendo o post, entendi tudo. Os dois irmaos (o Cosme e o Damiao) de santo nao tinham nada... nem a mae deles.

    Eles apanhavam? Bem... essa é a psicologia de antigamente, até a Biblia diz aos pais q se castigue os filhos (castigar fisicamente, entendam bem) para q eles nao envergonhem os pais.

    Mas, como eu disse, é a psicologia de seculos atras. Hj ja temos "a" Psicologia (q é uma ciencia ate nova) para dizer como os pais devem lidar com os filhos.

    Mas... se boa parte do povo mal sabe ler e escrever e só tem em media 3 ou 4 anos de escolaridade (essa é a media no brasil), entao como o povo vai ter uma boa noçao de psicologia (q é materia de faculdade) para lidar com os filhos? Ao menos a parcela pobre da populaçao (2/3 no brasil) nao vai a psicologos e, qdo pode ir de graça pelo governo, tampouco quer ir, pq o povo diz q quem vai a psicologo é louco. Ignorancia, é claro, mas tb é uma realidade...

    Só a classe media nao tem preconceito e possui dinheiro pra consultar esses profissionais.

    É, a velha psicologia da surra ainda ta em moda... mas ainda assim...

    Legal o post, Carol. Feliz Natal.

    ;)

    ResponderExcluir
  12. Carool!
    Tô aqui só pra desejar um ótimo Natal pra você e pra sua família!!
    Beijos*

    ResponderExcluir

Obrigada por estar aqui,pessoa.